Projetos de Extensão e Pesquisa

A UniSER é um programa de extensão da UnB que possui diversos projetos de extensão em sua composição. O nosso "carro chefe" é o curso de Educador Político Social em Gerontologia, que tem duração de 1 ano e meio, voltado para pessoas com 45 anos ou mais, no qual abrimos vagas 2 vezes ao ano em cada início de semestre. 

uniser_1.png
Ação_blck.png

Projeto Ação

O Projeto visa que os participantes desenvolvam competências e habilidades para enfrentamento dos desafios impostos pela Pandemia da COVID-19, por intermédio de Minicursos, de acesso público e gratuito, oferecidos no canal do Youtube Portal UniSER UnB.

Coordenação:  Profa Mariana Sodário Cruz.

Contato

Status

Plataforma

Em andamento

Youtube Portal UniSER UnB

UniSER_comunica_logo_V1.png

Projeto Comunica UniSER

O Projeto tem como objetivo criação de conteúdo digital para propagar conhecimentos sobre o envelhecimento ativo e saudável, por meio de canal na Plataforma digital YouTube e outras mídias de comunicação virtual. O conteúdo será elaborado a partir das ações de pesquisa, ensino e extensão do Programa Universidade do Envelhecer, difundido para público interno e externo, de modo a destacar novas pesquisas na área e promover o debate relativo ao envelhecimento nas plataformas digitais e no Distrito Federal.

Coordenação: Profa. Camila Areda

Contato

Status

Plataforma

Em andamento
Inscrições abertas

Youtube Portal UniSER UnB

Esporte.png

Projeto Esportes Educacionais

O projeto busca capacitar pessoas idosas para atuarem como árbitros de modalidades esportivas. Desta forma, o projeto pretende ministrar aulas com conteúdos teóricos cognitivos referentes aos conteúdos das modalidades ofertadas nos jogos escolares junto a preparação física necessária para a execução das tarefas de arbitragem. 

Coordenação: Prof. Eduardo Ferreira

Contato

Status

Plataforma

Em andamento
Inscrições encerradas

Presencial

Alimentação_preto.png

Projeto Educação Alimentar

O principal objetivo do projeto é promover orientação alimentar para alunos inseridos no Programa Universidade do Envelhecer: UniSER, buscando, através de diferentes atividades, levar aos alunos um maior conhecimento sobre conceitos básicos de nutrição, hábitos alimentares saudáveis, relação alimentação-doença, bem como como sustentabilidade no desenvolvimento de alimentos saudáveis. Espera-se que essa ação proporcione um maior conhecimento a respeito do tema, promovendo assim, uma melhora na sua qualidade de vida e um melhor desenvolvimento social no âmbito de saúde e alimentação.

Coordenação: Prof. Eliana Fortes Gris

Contato

Status

Plataforma

Em andamento
 

Presencial

FaleComigo.png

Projeto FaleComigo

O projeto tem como estratégia o contato telefônico, para propiciar um ambiente de escuta aos alunos da UniSER.

Coordenação: Prof. Iturri de La Mata

Contato

Status

Plataforma

Em andamento
Inscrições encerradas

Google Meets

tecnogeronto.png

Projeto Tecnogeronto

Este projeto tem por objetivo implementar metodologia ativa de gamificação intergeracional sobre o processo de ensino aprendizagem em diferentes gerações. Trata-se de um projeto que se fundamenta na tríade universitária da pesquisa, ensino e extensão, pois estará ancorado em ações que envolvem os três elementos. Tem como metodologia a realização de curso de TIC Intergeracional e metodologias ativas mediadas por gamificação, desenvolvimento e validação de game educativo.
 

Coordenação:  Margô Karnikowski

Contato

Status

Plataforma

Em andamento

Curso remoto

logovoa2.png

Projeto Voa

O Projeto Voa - Concurso Literário para a maturidade consiste em concurso de contos, de abrangência nacional, voltado para pessoas a partir de 45 anos de idade, desde que autores/as com trabalhos literários totalmente inéditos/as. Sua edição de estreia, em 2022, tem como tema: “Re/significar a vida em tempos de pandemia”. O objetivo do projeto é a publicação de um livro digital dos 32 (trinta e dois) melhores contos selecionados para valorizar a pessoa com 45 anos ou mais como ator social criativo e autoral e para promover a inclusão educacional e cultural, observando o máximo de diversidade social, étnico-racial e de gênero possível. 
Coordenação: Prof. Renato Cabral Rezende

Contato

Status

Plataforma

Inscrições abertas
Até 14/11/22

Concurso literário remoto