Nosso Programa

Envelhecer é um ato de amor...

O Programa Universidade do Envelhecer: UniSER – Arte de Viver da Universidade de Brasília, é um programa da Universidade de Brasília e tem como objetivo fomentar ações educativas e integrativas que possibilitem a ampliação de capacidades e habilidades na vida adulta e dos idosos da comunidade, visando adoção de comportamento que estimule a cidadania, o empoderamento e o desenvolvimento humano e social, além de contribuir para a transformação das pessoas envolvidas.

A UniSER oferta a cada semestre o curso de Educador Político Social no Envelhecimento Humano, com duração de 1 ano e meio, no qual o aluno receberá um certificado de conclusão ao final do curso.​

alunos da UniSER sentados em carteiras dentro de uma sala de aula. Todos vestem a camiseta da UniSER

A proposta do programa está alicerçada no princípio integrador, em uma organização que prioriza os espaços de discussões e vivências conjuntas das profissões envolvidas sendo os espaços formativos organizados e comprometidos com a prática do trabalho em equipe, visando possibilitar a convivência e a construção de relações interpessoais mais inclusivas entre os professores, estudantes de graduação e pós-graduação dos diferentes cursos, além dos acadêmicos inscritos no Programa e a comunidade em geral.

Com a proposta de contribuir para o despertar de um “novo velho” alicerçado na valorização do ser, do aprender e do ensinar, valorizando ainda a convivência e aprendizado em grupo, a integração entre comunidade acadêmica e os idosos inseridos no âmbito do programa é de primordial relevância. Portanto, fomentar ações que visem a aproximação entre alunos de graduação, pós-graduação e comunidade inserida no contexto do projeto por meio de conteúdos relacionados ao processo de envelhecimento e de práticas de educação e promoção da saúde voltadas à maturidade ressaltam o princípio integrador e inclusivo da UniSER, além de trabalhar veemente a intergeracionalidade para a construção de uma sociedade mais sensível as necessidades do outro e uma Universidade mais próxima as questões da comunidade.

Universidade do Envelhecer da Universidade de Brasília- UniSER/UnB

NOSSAS UNIDADES

Unidade Taguatinga

Praça do Relógio

Auditório da Administração Regional de Taguatinga

Unidade Candangolândia

EC 12, QR 2 - Auditório do Centro Espírita Cantinho da Fé, Candangolândia

Unidade Samambaia

QN 119 AE 1 - antiga Administração Regional de Samambaia, atrás do Centro Olímpico.

Unidade Darcy Ribeiro, Asa Norte

Faculdade de Direito, UnB campus Darcy Ribeiro, Asa Norte 

Unidade Ceilândia

QNN 13,  Centro Cultural e Desportivo de Ceilândia, ao lado da estação de metrô Ceilândia Norte

Unidade Estrutural

Instituto Federal de Brasília, Campus Estrutural – Área especial nº 01, quadra 16, Cidade do Automóvel, SCIA, Estrutural

Unidade Guará

Auditório da Administração Regional do Guará

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda à sexta-feira

Horário especial: 15h-16h30

Aulas via google meets

NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

ENTRE EM CONTATO 

Alunas da UniSER em uma apresentação de dança, todas as 10 pessoas estão com braços levantados

Dúvidas Frequentes

Qual a intenção desse curso?

A intenção do programa é despertar a esperança de um mundo melhor em que se pratique a compreensão mútua no qual os progressos no conhecimento sirvam de instrumentos para a promoção de um envelhecimento saudável e ativo. Promover uma educação que ensine a respeito de qualidade de vida é um desafio, mas que pode ser construído através do conhecimento, da experiência e das relações intergeracionais.

 

Qual a duração?
O curso atual tem duração de três semestres (1 ano e meio), no qual o discente receberá ao final, através de uma linda cerimônia, o certificado de Educador Político Social no Envelhecimento Humano, expedido pela Universidade de Brasília.

É um curso profissionalizante ou de graduação?

Não.

 

Qual é a escolaridade exigida para participar?

Todos, independente da escolaridade, podem participar da UniSER. Usamos como critério de seleção, a idade e a disponibilidade de horário para participar das atividades semanais por 1 ano e meio.

Possui certificado?

Sim, nosso curso de extensão Educador Político Social em Gerontologia possui certificado emitido pela Universidade de Brasília.

Quais disciplinas terei?

A UniSer se difere por sua grade curricular dinâmica, como: Autocuidado; Qualidade de vida: construindo o caminho; Direito e cidadania; Corpo e Movimento; Línguas; Projetos Integradores. No terceiro semestre o aluno irá produzir um Trabalho de Conclusão de Curso.

Qual o horário das aulas?

As aulas ocorrem semanalmente, de segunda à sexta feira das 14h às 17h30. Aos sábados podem ocorrem atividades extracurriculares. Porém, em decorrência da pandemia, as aulas estão ocorrendo de forma remota de segunda à sexta-feira das 15h às 16h30.

Tenho mais de 45 anos e gostaria de participar, como faço?

Lançamos novos editais de abertura de vagas para novas turmas a cada início de semestre em nosso site, na aba "Editais". As inscrições estão sendo de forma remota no momento.

Sou de outro estado (Além do DF), posso participar?

No momento, apesar das aulas estarem ocorrendo de forma remota, ainda estamos abertos apenas para o Distrito Federal.

Gostaria de colaborar com a UniSER, como faço?

Entre em contato conosco, estamos abertos para novas parcerias. Lançamos editais públicos com frequência para colaborares bolsistas, disponíveis na aba "Editais".

colação de grau de uma das alunas, a mesma veste beca e capelo e está com um canudo nas mãos
listras
Juramento dos alunos na colação de grau
aluno da UniSER com beca e capelo está com seu neto no colo
listra
aluna da UniSER durante a colação e a mesma está fazendo um símbolo de coração com as mãos

Você sabia que a população brasileira será 25% idosa até 2060?

Gráfico que relata o envelhecimento da população brasileira. 25% da população será idosa até 2060

Fonte: IBGE,  Projeções e estimativas da população do Brasil e das Unidades da Federação, 2021

Ilustração: Maria Luíza Diniz e Arthur Georg