




Nossa História
O Programa Universidade do Envelhecer - UniSER, nasceu da tecnologia social da Universidade Federal do Tocantins-UFT em parceria com a Universidade de Brasília - UnB, com o projeto Universidade da Maturidade - UMA, em 16 de abril de 2015.
Em 01 de agosto de 2017, o projeto UMA se tornou o programa de extensão UniSER.
O que é a UniSER?
Associado a políticas pouco integradoras e de uma realidade que se mistura a de um estado com diversos problemas regionalizados, o Distrito Federal conta com suporte insuficiente no que diz respeito à educação na vida adulta e de pessoas na maturidade Muito se fala em educação de jovens e adultos (EJA) considerado um avanço implementado há décadas. No entanto, a educação na velhice vem sendo negligenciada, assim como outros aspectos sociais – como saúde, arte, lazer – que não priorizam a maturidade.
O envelhecimento populacional já é uma realidade no Brasil e no mundo, emergindo desse processo necessidades e desafios em diferentes âmbitos da sociedade.
Partindo do princípio que a Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza, de que o estímulo à participação dos idosos em grupos que promovam a valorização de experiências positivas e estimulem a reedição da velhice, contribuindo para a tomada de consciência do velho quanto às suas responsabilidades e direitos sociais, o Programa UniSER busca impulsionar esse processo, de maneira a despertar as possibilidades e potenciais existentes na maturidade no Brasil. Ao se considerar que esta é a população etária que mais cresce são ilimitadas as alternativas de sua contribuição para o desenvolvimento humano e econômico no País.
A UniSER trabalha pela melhoria das condições de vida da população do Distrito Federal, visando equacionar diferentes interesses em relação à saúde, educação, cultura, direito e políticas na comunidade do DF.
Cabe ressaltar que a ampliação deste Programa para as Regionais do Distrito Federal é meta de grande relevância na sequência do trabalho iniciado pelos grupos propositores dessa ideia, composto por docentes, estudantes da Universidade e comunidade.
A proposta do programa está alicerçada no princípio integrador, em uma organização que prioriza os espaços de discussões e vivências conjuntas das profissões envolvidas sendo os espaços formativos organizados e comprometidos com a prática do trabalho em equipe, visando possibilitar a convivência e a construção de relações interpessoais mais inclusivas entre os professores, estudantes de graduação e pós-graduação dos diferentes cursos, além dos acadêmicos inscritos no Programa e a comunidade em geral.
Com a proposta de contribuir para o despertar de um “novo velho” alicerçado na valorização do ser, do aprender e do ensinar, valorizando ainda a convivência e aprendizado em grupo, a integração entre comunidade acadêmica e os idosos inseridos no âmbito do programa é de primordial relevância. Portanto, fomentar ações que visem a aproximação entre alunos de graduação, pós-graduação e comunidade inserida no contexto do projeto por meio de conteúdos relacionados ao processo de envelhecimento e de práticas de educação e promoção da saúde voltadas à maturidade ressaltam o princípio integrador e inclusivo da UniSER, além de trabalhar veemente a intergeracionalidade para a construção de uma sociedade mais sensível as necessidades do outro e uma Universidade mais próxima as questões da comunidade.
Universidade do Envelhecer da Universidade de Brasília- UniSER/UnB
Tecnologia Social





Criação da Universidade da Maturidade da Universidade Federal do Tocantins - fevereiro de 2006
Criação do Projeto Universidade da Maturidade da Universidade de Brasília - 16 de abril de 2015
Criação do Programa Universidade do Envelhecer da Universidade de Brasília - 01 de agosto de 2017