top of page

UniSER realiza visita técnica à Federación Galega de Asociacions Universitarias Séniors na Espanha


Por Matheus Assis, PD&I e projeto Comunica – UniSER/UnB

Revisão: Bibiana Fantinel e Thays Nunes



Em 30 de agosto de 2022, representantes da Universidade do Envelhecer da Universidade de Brasília – UniSER/UnB estiveram na Ciudad de La Cultura, em Santiago de Compostela, Espanha, para realização de visita técnica à Federación Galega de Asociaciones Universitarias Séniores – FEGAUS. Na oportunidade, as doutorandas do Programa de pós-graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde da UnB e colaboradoras do Programa UniSER, Kerolyn Ramos Garcia (Coordenadora Executiva UniSER) e Andrea Pecce Bento (Supervisora Pedagógica UniSER), bem como o assistente de PD&I, Matheus Assis, foram recebidos pelo Presidente da instituição, Dr. Alejandro Otero Davila, juntamente a um grupo composto por personalidades ímpares da área de educação e envelhecimento espanhola, com apresentação de diversas instituições que realizam trabalhos e projetos na área.

Na ocasisão estiveram presentes representantes da FEGAUS, CAUMAS, ADAYEUS, ASAEX e UniSER.


A programação contou com a presença do diretor geral de maiores e atenção sanitária, Don Antonio Acevedo Prado; com a exímia apresentação da presidente de aulas de formação aberta e presidente da Confederación Estatal de Asociaciones – CAUMAS, Marina Troncoso Rodríguez; com a presidente da Asociación de Alumnos Universitarios de A Coruña – ADAYEUS, Maria Luisa Mauriz Barreiro; presidente da Asociación IV Ciclo de Lugo, Concepción Ruiz Jarillo; chefe do Departamento de Sociedade e Talento Digital, Irene Bonome Gradaílle; Rocio Martin, da secretaria técnica da FEGAUS; da diretora técnica da Escola Galega de Consumo do Instituto Galego de Consumo e da Competencia, Montserrat Rodríguez Varela; e da Dra. Cristina, da Asociación do Alumnado e Exalumnado Sénior – ASAEX da Universidade de Vigo, campus de Pontevedra.


Por fim, a Coordenadora Executiva da UniSER apresentou o Programa em suas vias de ensino, pesquisa e extensão, com o objetivo de estabelecer novas parcerias e incentivar a internacionalização das pesquisas no âmbito do Programa UniSER, bem como o intercâmbio de conhecimento entre as instituições presentes.


“Fomos incrivelmente recebidas pela equipe da FEGAUS e todas as instituições presentes nessa visita técnica, a qual foi muito proveitosa para nós. Percebemos claramente que a UniSER está muito alinhada com as diretrizes internacionais de educação ao longo da vida e que nossos projetos tem potencial de crescimento e parcerias com diversas instituições no mundo. Ao mesmo tempo que temos novidades que muito nos acresceram sobre os projetos executados pela FEGAUS e estamos muito gratos pelo evento, também nos sentimos orgulhosos do trabalho que realizamos com toda a equipe do Programa UniSER.” Conta Kerolyn, que também destacou a necessidade de avanços especialmente no que se refere a institucionalização dos estudantes da UniSER enquanto alunos da UnB: “O que vimos é que tudo aquilo que a UniSER se propõe a fazer é possível e muito importante para que a Universidade cumpra o seu papel social e formativo com a população sênior”, relata Kerolyn Ramos.

No âmbito da gestão e proposta pedagógica do programa, a supervisora pedagógica Andrea Bento destacou a importância de correlacionar a pesquisa em educação com a prática educacional diária “não se pode fazer pesquisa com indissociação do fazer. Na UniSER todos nós fazemos pesquisa e prática, o que claramente também acontece nas instituições espanholas e que rendeu muitos resultados positivos para os projetos realizados. Os dados apresentados indicam que o incentivo e financiamento a ações de educação para a maturidade na Espanha influenciam diretamente os dados de saúde da população, e resultados semelhantes podem e devem ser alcançados no Brasil.


A finalização da visita contou com apreciação da Ciudad de la Cultura e seu grandioso espaço cultural na região da Galícia. A UniSER foi contemplada com uma obra de arte do artista Otero Regal e lembranças especiais da visita.



A FEGAUS

FEGAUS é a Federação que reúne as Associações de estudantes e ex-alunos dos Programas Senior das três universidades da Galiza, Santiago, A Coruña e Vigo e seus sete campi universitários, Santiago, Lugo, A Coruña, Ferrol, Pontevedra, Ourense e Vigo, esta federação está integrada na Confederação Estatal de Associações (CAUMAS).


Mais notícias:


Conheça o Projeto Comunica!

Parte das ações do Projeto Comunica envolvem a disseminação das ações e conhecimentos produzidos no âmbito do programa UniSER. Esta reportagem, bem como toda a coletânea de material recebido pelo projeto resultante da visita técnica se encontram disponíveis no nosso site. Aproveite e acesse o material!





Galeria de fotos

Fotos: Arquivo pessoal/Divulgação

29 visualizações0 comentário
bottom of page