top of page

UniSER realiza seminário O Novo Contrato Social da Educação no Envelhecimento

Atualizado: 3 de jun. de 2023

O encontro reuniu grandes estudiosos do tema



Falar sobre envelhecimento humano é falar sobre um futuro melhor para todos. Foi com este objetivo que a Universidade do Envelhecer (UniSER) reuniu grandes estudiosos do tema no seminário "O Novo Contrato Social da Educação no Envelhecimento". O encontro debateu temas importantes como a política da educação ao longo da vida e os avanços e perspectivas do estatuto do idoso.


O seminário, organizado pela Universidade do Envelhecer (UniSER) da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com o Instituto Movimento - Produção e Gestão de Projetos e o Centro Integrado de Estudo e Pesquisa UniSER, foi um evento importante que reuniu grandes estudiosos do tema do envelhecimento humano. O objetivo do seminário foi discutir questões relevantes, como a política da educação ao longo da vida e os avanços e perspectivas do estatuto do idoso.

O evento ocorreu nos dias 29 e 30 de maio, no auditório Roberto Salmeron da Faculdade de Tecnologia da UnB - Darcy Ribeiro. Contou com a participação de mais de 260 pessoas em cada dia, incluindo alunos egressos e alunos em andamento.


O primeiro dia do encontro iniciou com a apresentação teatral do livro O Sagaceiro, com o aluno egresso José Ferreira Lima e nossos professores Meg Neres e Edson Cavalcante. Na sequência, ocorreu a apresentação dos resultados de duas teses realizadas no âmbito do programa pelas doutoras Maria Ivoneide Brito e Kerolyn Ramos, que tratam de das políticas educacionais para idosos no centro-oeste e avaliação da efetividade de programas educacionais para idosos, respectivamente. Também neste primeiro dia, foi realizada a apresentação da Política Nacional de Formação da Pessoa Idosa, pela doutora Grazielle Tavares.


Por ser um assunto de extrema importância, esse tema foi retomado no segundo dia do evento, com discussões sobre a política nacional, no qual os participantes foram divididos em 3 grandes grupo sobre os temas ampliação da oferta de educação superior pública para os velhos, promoção do envelhecimento ativo e saudável e observância dos saberes mínimos. Após esses grupos e participação ativa dos alunos, foi realizada uma plenária com a presença da Deputada Federal Erika Kokay.



Confira as fotos do evento:


Fotos: Isabella Karnikowski/Arquivo pessoal UniSER UnB

33 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page