top of page

UniSER na Itália: visita técnica à UPTER – Università Popolare di Roma


Por: Matheus Assis, PD&I e projeto Comunica – UniSER/UnB

Da série: Comunica UniSER para o mundo!



Em 07 de setembro de 2022, colaboradores do Programa Universidade do Envelhecer - UniSER representaram o programa em mais uma da série de visitas técnicas às universidades sêniores europeias. O objetivo do grupo é aprofundar o conhecimento do funcionamento dessas instituições, identificar boas práticas e estabelecer parcerias para a UniSER e para a Universidade de Brasília – UnB no âmbito da extensão e da pesquisa.

A instituição italiana UPTER – Università Popolare di Roma foi a anfitriã do grupo composto pela coordenadora Executiva do Programa UniSER e doutoranda da UnB, Kerolyn Ramos Garcia; pela Supervisora Pedagógica e doutoranda da UnB, Andrea Pecce Bento; e pelo assistente de pesquisa, Matheus Assis.

Recebidos graciosamente pelo Prof. Dr. Francesco Florenzano, presidente da UPTER, a visita contou ainda com a participação dos membros da UPTER, Silvano Sgrevi (UPTER Solidarietà), Monica Griscioli e Stefania Laurenti.

Na oportunidade, foram apresentadas diversas informações sobre o funcionamento de instituições para seniores na Itália, dentre cursos, fomento, estrutura física, corpo colaborador e caracterização dos participantes. Os cursos ofertados variam nas mais diversas cadeiras acadêmicas: arqueologia, literatura, história da arte, línguas (italiano, francês, espanhol etc), cinema, teatro, pintura, fotografia, informática, empreendedorismo, jornalismo, saúde, psicologia, dentre outros.

Na instituição visitada (UPTER) a duração dos cursos varia de 2 a 22 encontros com duração de 2h cada. Por se tratar de uma instituição privada, todos os cursos tem um custo que varia entre 40€ e 650€ (quarenta euros e seiscentos e cinquenta euros). Durante a conversa foram mencionadas as adversidades trazidas pela pandemia e as consequências que ainda afetam o andamento das atividades, uma vez que a UPTER passou por grandes dificuldades devido à ausência dos alunos e a impossibilidade de realizar eventos presenciais em seu espaço físico.

A Universidade anfitriã conta com um espaço físico próprio para realização de suas atividades. Esse espaço é um prédio de 3 andares com mais de 10 salas de aula equipadas com projetor e ar condicionado, 1 sala direcionada para aulas de música e dança, sala de reunião para a equipe, uma biblioteca e espaço de recepção para atendimento ao público. O edifício é enfeitado, por todos os lados, com obras de arte produzidas pelos alunos, o que dá a sensação de valorização dos conhecimentos e habilidades dos participantes do projeto.


A UPTER

Um grupo de visionários (Bianca Maria Marcialis, Quinzio Granata, Nello Jacorossi, Francesco Florenzano, Piero Della Seta, Giuliana Castelli) comprometidos com o mundo social, ambiental e com o envelhecimento, em 1986 começou a discutir a criação de um centro de educação permanente em Roma. Sua idéia se concretizou em 1987 com a criação da Universidade Popular da Terceira Idade em Roma, que imediatamente se propôs à cidade em uma apresentação fatídica no Salão de Conferências da Província de Roma com a presença do futuro Reitor da então única Universidade de Roma La Sapienza, Prof. Giorgio Tecce e o diretor Nanni Loy.


Un gruppo di visionari (Bianca Maria Marcialis, Quinzio Granata, Nello Jacorossi, Francesco Florenzano, Piero Della Seta, Giuliana Castelli) impegnati nel mondo del sociale, dell’ambientalismo e dell’invecchiamento, nel 1986 cominciarono a discutere sulla costituzione di un centro di educazione permanente a Roma. La loro idea si concretizzò a partire dal 1987 con la costituzione dell’Università Popolare della Terza Età di Roma, la quale immediatamente si propose alla città, in una fatidica presentazione presso la Sala delle Conferenze della Provincia di Roma con la presenza del futuro Rettore dell’allora unica Università di Roma La Sapienza, il prof. Giorgio Tecce e il regista Nanni Loy.




Conheça o Projeto Comunica!

Parte das ações do Projeto Comunica envolvem a disseminação das ações e conhecimentos produzidos no âmbito do programa UniSER. Esta reportagem, bem como toda a coletânea de material recebido pelo projeto resultante da visita técnica se encontram disponíveis no nosso site. Aproveite e acesse o material!




Galeria de fotos

Fotos: arquivo pessoal/UniSER

94 visualizações2 comentários
bottom of page