Por Margô Karnikowski
Revisão: Thays Nunes
A Universidade do Envelhecer - UniSER, um programa educativo de extensão, que comemorou oito anos agora em abril, dá vida à concepção do papel da Universidade segundo idealizado por Darcy Ribeiro ao unir a comunidade e a geração de saberes, promovendo o encontro semanal dos idosos e dos estudantes de Pós-Graduação no Curso de Educador Político e Social em Gerontologia da UniSER.
A disciplina de Envelhecimento e Saúde, do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde, nota cinco no CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), protagoniza a implementação de metodologias ativas para tratar o tema envelhecimento e também a saúde, considerando os seus determinantes sociais, a partir da construção coletiva e participativa dos idosos, tendo como facilitadores das reflexões os estudantes de Pós-Graduação de diversos programas da UnB.
O Resultado desse trabalho vem sendo reconhecido na Instituição e pelos idosos, oportunizando a voz de todos na ação solidária na geração do conhecimento baseado na vivência das pessoas.
A estudante da UniSER Luzia Da Silva Santos Vieira, da unidade Ceilândia, declara que as atividades promovem a troca de experiências e a maior integração entre os alunos.
Confira a seguir as fotos da aula ministrada em 18 de abril na faculdade de Ceilândia (FCE) pelas professoras Eliana Fortes Gris e Margô Karnikowski, em parceria com os estudantes de pós-graduação da UnB.
Fotos: Arquivo pessoal/UniSER
Commenti