UniSER completa 7 anos de uma linda história


Por Bibiana Fantinel Revisão: Thays Nunes

O programa Universidade do Envelhecer já transformou a vida de centenas de pessoas

Desde 2015, o dia 16 de abril tornou-se um dia ainda mais especial. Isto porque celebramos o aniversário da Universidade do Envelhecer (UniSER). A data marca o início de um lindo trabalho que vem transformando a vidas de muitas pessoas.

A UniSER é um programa de extensão da Universidade de Brasília (UnB), que nasceu de um intercâmbio de tecnologia social com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), através do Universidade da Maturidade (UMA/UFT). A turma pioneira de Brasília-DF foi a unidade Ceilândia que formou 70 alunos e proporcionou a valorização do ser, do aprender e do ensinar, com direito a certificação com beca e uma grande festa de final de curso.

A história da UniSER se baseia na luta e dedicação de diversos colaboradores e parceiros, muitos que continuam conosco há mais de 7 anos, e partir daí o programa expandiu para mais 11 regiões administrativas do Distrito Federal até presente momento, com o sonho de difundir para todas as demais.

Em razão da pandemia, as aulas estão sendo ministradas de forma online, mas sempre com o mesmo propósito de contribuir para o despertar de um envelhecimento alicerçado na valorização do ser, do aprender e do ensinar. A UniSER valoriza a convivência e o aprendizado em grupo, além da integração entre a comunidade acadêmica e os idosos inseridos no âmbito do programa.

“É uma alegria muito grande celebrar mais um ano da UniSER. Este programa educativo que possibilita conhecer essa fase maravilhosa que é a velhice. Que permite que os alunos façam novas amizades, vivenciem o amor, vivenciem a caridade, e façam coisas inacreditáveis. É lindo ver que, por meio das vivências no programa, as pessoas passam a acreditar mais em si, entendem-se como ser, sentem-se vivos e passam a amar ainda mais a vida”, comemora a coordenadora fundadora do programa UniSER e docente da UnB, Profª. Drª. Margô Gomes de Oliveira Karnikowski.

Não foi por acaso que as cores verde e amarelo foram escolhidas para representar a UniSER. Elas foram uma inspiração dos famosos ipês amarelos de Brasília, que simbolizam alegria e vida, mesmos significados que motivam alunos, egressos, professores, colaboradores, voluntários e parceiros, a acreditarem no programa. Este trabalho conjunto já possibilitou que cerca de 900 alunos, com 45 anos ou mais, fossem formados pelo programa e recebessem o título de Educadores Políticos Sociais em Gerontologia. Uma formação que vai muito além do certificado, pois ela ensina que nunca é tarde para aprender e se reinventar. Ensina que envelhecer é um ato de amor.

Nestes 7 anos, a UniSER vem cumprindo a missão de contribuir com o desenvolvimento humano integral na vida adulta e idosa utilizando uma abordagem interdisciplinar e holística, com prioridade para a educação, a saúde, o direito, o esporte, o lazer, a arte, a cultura e a intergeracionalidade, de modo a primar pela melhoria da qualidade de vida e pelo resgate da cidadania. Por isso, hoje, além de celebrarmos mais um ano desta linda história, queremos agradecer a todos que acreditam e ajudam a tornar este projeto uma realidade que faz a diferença na vida de tantas pessoas.




Galeria de fotos

Aniversários anteriores

Fotos: Arquivos pessoais/Divulgação

1 visualização0 comentário