top of page

UniSER celebra 8 anos de história com homenagem na Câmara Legislativa do Distrito Federal


Texto Gilberto Amaro Silva

Revisão: Bibiana Arrua Fantinel


A Universidade do Envelhecer (UniSER) recebeu uma homenagem no dia 10 de abril, na Câmara Legislativa do Distrito Federal, pelos 8 anos transformando vidas. A UniSER é um programa de extensão da Universidade de Brasília (UnB), que nasceu de um intercâmbio de tecnologia social com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), através da Universidade da Maturidade (UMA/UFT). A história da UniSER teve início em 16 de abril de 2015 e baseia-se na luta e dedicação de diversos colaboradores e parceiros.

Nestes 8 anos de história, a UniSER contribuiu com o desenvolvimento humano integral na vida adulta e idosa utilizando uma abordagem interdisciplinar e holística, com prioridade para a educação, a saúde, o direito, o esporte, o lazer, a arte, a cultura e a intergeracionalidade, de modo a primar pela melhoria da qualidade de vida e pelo resgate da cidadania dos idosos. São 8 anos transformando vidas, entre elas, a do egresso e, hoje, colaborador, Gilberto Amaro Silva. Ele esteve na homenagem e relatou como foi este momento. Confira!



"No dia 10 de abril, a família UniSER foi acolhida pela Câmara Legislativa do Distrito Federal para comemorar os oito anos de existência de um programa exitoso e sensibilizador no campo da formação continuada, para as pessoas de 45 anos ou mais, dentro da UnB. Com a presença de professores, de parlamentares, de participantes do curso de Educador Político Social em Gerontologia e de crianças de uma escola de ensino fundamental, o encontro entre gerações, demonstrou e reforçou a identidade familiar que a UniSER reconstrói.

A alegria e o congraçamento de intergerações, que permeou o evento, demonstrou o fundamental papel da educação, em todas as etapas da vida, para proporcionar o sentimento de pertencimento e de valorização das pessoas idosas nos espaços sociais que compartilhamos ao longo de nossas existências. O reconhecimento aos professores e à toda equipe pedagógica, não se reservou ao ato de moção que as deputadas Paula Belmonte e Jaqueline proporcionaram para a UniSER, mas o reconhecimento e o carinho que os cursistas demonstraram, espontaneamente, nos instantes em que o nome de cada homenageado era pronunciado para receber a homenagem.

Percebeu-se que a pequena semente plantada há oito anos, brotou, cresceu e se tornou árvore frondosa e frutífera, envolvendo em seus galhos, representados pelos abraços, os sabores e perfumes que somente a educação tem o poder de propiciar, bem estar e qualidade de vida. Que venham mais 8, 80, 800 aniversários, de uma ideia, um desejo, um sentimento e uma ação, que criou dentro da UnB, um aconchegante ninho denominado UniSER, a encantadora e promissora Universidade do Envelhecer". Gilberto Amaro Silva

Egresso e colaborador da UniSER



Fotos: João Vitor Lorenzi/UniSER


47 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page