Pesquisa UniSER

Atualizado: 6 de set.

Título: Drug Use among the Elderly Assisted by the Psychosocial Assistance Center in District Federal-Brasilia Autor: João de Sousa Pinheiro


Por Maria Eduarda Freitas de Lima Revisão: Bibiana Fantinel e Thays Nunes

É com imenso prazer, que nós, da equipe do Pesquisa & Desenvolvimento, anunciamos a publicação de mais um trabalho científico, vinculado a Universidade do Envelhecer.

Criado por, João de Sousa Pinheiro, enfermeiro, Mestre e Doutorando em Ciência Tecnologia em Saúde - PPGCTS na Universidade de Brasília, juntamente com seus colaboradores, a produção científica intitulada de “Drug Use among the Elderly Assisted by the Psychosocial Assistance Center in District Federal-Brasilia”, traz luz a problemática do uso inadequado e abusivo de substâncias psicoativas entre a população idosa.

Como objeto central do estudo, foi analisado o perfil de uso de drogas lícitas e ilícitas por idosos atendidos pela rede de assistência psicossocial do Distrito Federal, através da compilação de dados referentes às variações sociodemográficas, tipos de serviços de reabilitação procurados, substâncias consumidas, associações entre medicamentos consumidos, tempo de consumo e adesão ao tratamento. Para tanto, realizou-se a coleta de dados secundários, utilizando 408 prontuários do CAPS-AD do Distrito Federal.

O artigo em questão foi publicado no periódico internacional “Healthcare”, de cunho científico, revisado por pares e de acesso aberto sobre sistemas de saúde, indústria, tecnologia, política e regulamentação. Para a visualização e leitura completa do trabalho, scaneie o QR code abaixo!




2 visualizações0 comentário