Por Ana Luísa
Revisão: Thays Nunes
Você sabia que a língua não é apenas falada? Ela também pode ser sinalizada, que é o que ocorre dentro da Língua Brasileira de Sinais, que é a comunicação de ouvintes com não ouvintes, ou da comunidade surda entre si.
As línguas de sinais tem caráter inclusivo! Elas existem em todo o mundo, cada uma de modo único, como a brasileira ou a inglesa, mas todas carregam a mesma identidade de ser uma língua sinalizada. Valorizando então cada indivíduo da sociedade e, ao mesmo tempo, evidenciando que estamos todos conectados como seres humanos.
A Universidade do Envelhecer (UniSER-UnB) busca a inclusão, para que todos se sintam participantes e possam atuar ativamente dentro da sociedade de forma igualitária. Pensando nisso, a UniSER oferece, dentro do seu curso de Educador Político Social em Gerontologia, a matéria de Libras para os alunos, o que os possibilita de se comunicarem, entenderem e se fazerem entendidos e fazer parte do dia a dia das pessoas surdas. A inclusão, o conhecimento e a capacitação dos idosos para todas as pessoas e situações que eles possam vivenciar, são alguns dos compromissos do programa. Acreditando nisso, essa reportagem foi pensada e feita, pois no dia 24 de abril, com a comemoração do Dia ds Língua de Sinais, nos inspira e motiva a lutar pela equidade e garantir a inclusão de todos, ja que o dia é celebrado nessa data, pois somente em 24 de abril de 2002 que essa língua foi reconhecida e regulamentada pela Lei n. 10.436/2002.
A professora Ana Karoline Versiane, que além de apaixonada por Libras, ministra a matéria no curso EPS em Gerontologia, relata que aprender Libras em qualquer idade é muito importante porque proporciona mais integração social e inclusão da e na comunidade surda, porém quando falamos do aprendizado de uma segunda língua sinalizada na velhice a amplitude dos benefícios é maior, pois traz melhora e manutenção das habilidades cognitivas e das habilidades motoras, que muitas vezes, já apresentam alguma disfunção em razão do envelhecimento.
Confira as fotos de aulas dos alunos
Fotos: Arquivo pessoal/UniSER
Apresentação de uma música em língua de sinais como trabalho final do curso:
Vídeo: Arquivo pessoal/UniSER
Música: Meu coração bate feliz pela UniSER, interpretada por Elevy Azevedo "Levi"
Comments