Envelhecer ativamente: nunca é tarde para superar os desafios

Atualizado: 17 de ago.

UniSER certifica a primeira geóloga do Brasil


A Universidade do Envelhecer (UniSER), Programa de Extensão da Universidade de Brasília (UnB), realizou no dia 04 de agosto, no auditório AdUnB da Asa Norte, a cerimônia de Certificação do Curso de Educador Político Social em Gerontologia, das unidades Candangolândia, Ceilândia e Taguatinga, oportunidade em que a UniSER teve o prazer de certificar a primeira geóloga do Brasil, a aluna Maria do Socorro Florentino Coelho Souza. A Dona Maria do Socorro foi a primeira mulher a se formar em Geologia no Brasil, sendo um marco na história e na conquista do espaço feminino no mercado de trabalho e na academia. Aos 70 anos, decidiu cursar Direito, passou no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e não parou mais de buscar conhecimento. Aos 93 anos de idade, inscreveu-se para o curso de Educador Político Social em Gerontologia da Universidade do Envelhecer (UniSER), que visa formar multiplicadores de conhecimento acerca do envelhecimento ativo e saudável. Elaborou e apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre o tema “Envelhecer”, sob orientação dos professores Dhianey de Almeida Nevese Priscilla Cartaxo Pierri Bouchardet, onde teceu belíssimas palavras sobre a aceitação do envelhecimento e a perseverança de se viver todas as etapas da vida.

"A ideia de que envelhecer é sinônimo de ficar cheio de fraquezas e de dores tem que se modificar. Cada dia nos aparece novas oportunidades, nos fornece novas maneiras de enxergar novos horizontes. Cada pessoa tem seu modo e seu tempo de envelhecer. Para uma boa saúde é necessário uma boa alimentação (...), água limpa, boas condições de higiene, ar puro para respirar, prática de atividades fisicas com orientação de profissionais, sono no escuro, prática de convivência amistosa com as pessoas, atividades lúdicas proveitosas culturais, atividades religiosas comprovadas em pesquisas que ajudam o corpo e alma a ter mais saúde e alegria”, relatou a formanda Dona Maria do Socorro, em sua apresentação de TCC.

Mesmo com dificuldade no manuseio das tecnologias, devido as aulas terem ocorrido de forma online em função da pandemia da Covid-19, ela concluiu o curso da UniSER e tornou-se Educadora Política Social em Gerontologia. Durante a certificação de sua turma da Candangolândia, foi escolhida como oradora, e maravilhou a todos com um inspirador discurso homenageando toda a equipe da UniSER, especialmente a fundadora do programa Prof.ª Dr. ª Margô Gomes de Oliveira Karnikowski.

Dona Maria do Socorro, ao decorrer de sua vida, veio cultivando o máximo de conhecimento que estava ao seu alcance, sendo um belo exemplo de que nunca é tarde para realizar sonhos. Espera-se que ela seja uma inspiração para que todos busquem seus próprios sonhos!


"o saber é uma coisa de máxima importância para a pessoa"

Confira a galeria de fotos

Fotografia: Luciana Ferry



Para ver o vídeo do TCC da Maria do Socorro,

clique no botão a seguir:


235 visualizações1 comentário