Emoção marca a entrega dos certificados aos alunos da Universidade do Envelhecer


186 alunos concluíram o curso de Educador Político Social em Gerontologia


Por Bibiana Fantinel

Revisão: Thays Nunes Silva



Vestir uma beca de formatura e receber um canudo é o sonho de muitas pessoas. Diante dos desafios da vida, muitos não tiveram a oportunidade de estudar enquanto eram jovens, mas, graças ao trabalho realizado pela Universidade do Envelhecer (UniSER), que é hoje o maior Programa gratuito da Universidade de Brasília (UnB), nunca é tarde para realizar este sonho. Após dois anos sendo realizada de forma online, em razão da pandemia de Covid-19, a solenidade de Certificação dos 186 alunos do curso de "Educador Político Social em Gerontologia", foi realizada de forma presencial, nos dias 4 e 17 de agosto.

No dia 4 de agosto, receberam a certificação 94 alunos dos polos Taguatinga, Candangolândia e Ceilândia. Já no dia 17 de agosto, foram certificados, simbolicamente, os 92 alunos dos polos Candangolândia, Ceilândia e Taguatinga, Estrutural, Guará, Samambaia e Asa Norte que já haviam sido certificados em solenidade online. O primeiro dia de evento, ocorreu no Auditório do Centro Cultural da ADUnB-Campus Universitário Darcy Ribeiro, e o segundo dia no Centro Comunitário Athos Bulcão. As duas cerimônias contaram com a participação de autoridades, professores, colaboradores, egressos, alunos, familiares e, inclusive, com o apoio da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB).

“Compreender a velhice é necessário para que possamos promover um futuro melhor. Parabéns aos formandos, sabemos que foram inúmeros desafios que vocês superaram para estarem aqui hoje. Também sabemos que foi muito proveitoso e gratificante, pois compartilhamos todo esse processo com vocês e, hoje, estamos muito felizes em comemorarmos esta grande conquista. Esperamos do fundo do nosso coração que este curso tenha feito a diferença na vida de vocês, pois este é o nosso maior objetivo”, salientou a Coordenadora Pedagógica da UniSER, Profª. Drª. Eliana Fortes Gris.

O Programa Universidade do Envelhecer (UniSER), Arte de Viver da Universidade de Brasília, tem como objetivo fomentar ações educativas e integrativas que possibilitem a ampliação de capacidades e habilidades na vida adulta e na melhor idade, visando adoção de comportamento que estimule a cidadania, o empoderamento e o desenvolvimento humano e social, além de contribuir para a transformação das pessoas envolvidas. A emoção e o sorriso de cada aluno comprovam o quanto a UniSER transforma vidas.

“Aqui na UniSER, acima de tudo, o grande propósito é a ressignificação do envelhecimento, que é um processo fisiológico, mas que, psicologicamente, podemos sempre nos manter jovens, recomeçar quantas vezes forem necessárias em busca de felicidade, para dar sentido às nossas vidas e sempre evoluir. Vocês, aqui hoje, são a comprovação de que nunca é tarde para aprender coisas novas, descobrir aptidões, dons, fazer amigos e realizar sonhos”, ressaltou a Coordenadora Geral da UniSER, Profª. Drª. Vívian Santos.

Durante a cerimônia, alunos oradores das turmas relembraram momentos importantes deste período. O encerramento deste ciclo não marca um final, mas apenas o começo de um novo ciclo, com ainda mais perspectivas e vontade de vivenciar novas experiências.


“Voem, voem alto. Não tenham medo. Não pensem que vocês não são capazes. Vocês são capazes de tudo aquilo que desejam. A felicidade, muitas vezes, está muito mais perto do que a gente imagina. Vocês são a prova viva disso. Porque estão aqui, hoje, realizando um sonho, que é receber essa certificação da Unb. Muitos de vocês talvez não tenham tido ao longo da sua trajetória a oportunidade de estudar nessa Universidade, mas, hoje, vocês viram que isso é possível”, ressaltou a Coordenadora Fundadora da UniSER, a Profª. Drª. Margô Karnikowski.

Galeria de fotos

Fotos: Luciana Ferry

156 visualizações1 comentário