Tese defendida na Universidade de Brasília aborda a educação ao longo da vida em programas brasileiros e europeus. O estudo foi o primeiro a aplicar a teoria do processo de normalização em intervenções educacionais para pessoas idosas.
por Beatriz Faria, graduanda de Farmácia/UnB
Extensionista UniSER
Revisão: Matheus Assis, PD&I, UniSER
No dia 14 de abril de 2023, a professora e colaboradora do Programa Universidade do Envelhecer da Universidade de Brasília (UniSER/UnB), profa. Kerolyn Ramos Garcia, realizou a defesa de sua tese de doutorado em Brasília sobre programas educacionais voltados para adultos e pessoas idosas. O doutorado sanduíche foi realizado entre a Universidade de Brasília (UnB), por meio do Programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde – PGCTS/UnB e a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), em Portugal, e contou com dados do Brasil, Portugal, Letônia, Reino Unido e Polônia. A mais recente Dra. Kerolyn Garcia foi orientada pela Dra. Margô Karnikowski, docente da Faculdade de Ceilândia (FCE) da UnB, sendo a banca composta por especialistas na área de Educação e Gerontologia, incluindo Marina Morato – doutora em Ciências e Tecnologias em Saúde e docente da UnB; Luis Jacob – doutor em Ciências da Educação e presidente da rede de Universidades Abertas da Terceira Idade no continente europeu (RUTIS); Marcel de Moraes Pedroso – doutor em Administração Pública e Coordenador da Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde (PCDaS), FIOCRUZ; e José Antônio Iturri de La Mata – doutor em Saúde Coletiva e docente da UnB. O evento foi marcado pela presença de um público especial e principais validadores do trabalho: adultos e pessoas idosas interessados no tema abordado pela pesquisadora.
Em sua tese, a Dra. Kerolyn abordou os programas de educação ao longo da vida, avaliando a realidade brasileira e europeia. O objetivo foi analisar a efetividade de programas educacionais para pessoas com 45 anos ou mais implementados no Brasil e em países europeus, utilizando como fio condutor a educação ao longo da vida e fidelidade, efeitos e validade social, aspectos basilares constantes nos objetivos dos programas. A pesquisa investigou os efeitos desses programas considerando bem-estar, mudanças de comportamento, desenvolvimento de habilidades digitais, bem como os efeitos dessas propostas educacionais na elaboração de planos para o futuro, tanto antes como após a pandemia de covid-19. Além disso, o diferencial de seu estudo foi por ser o primeiro a aplicar a teoria do processo da normalização no campo da educação de adultos, sendo uma teoria britânica utilizada comumente em intervenções em saúde.
Os dados da pesquisa discutem a realidade do envelhecimento populacional no Brasil e na Europa, destacando a importância do desenvolvimento de ações educacionais ao longo de toda a vida para manutenção da qualidade de vida na população de adultos e pessoas idosas. Os dados específicos do Programa UniSER/UnB, ofertado pela Universidade de Brasília há 8 anos e com público de mais de mil pessoas atendidas, demonstram como o programa beneficia seus participantes nos âmbitos de autonomia, cidadania, relacionamentos e na timidez, redesenhando o cenário atual, bem como os conceitos e ideias da temática do envelhecimento. Os relatos pré e pós pandemia de covid-19 também são relevantes: a maioria dos participantes alega a necessidade de lidar com o luto e tiveram os planos para o futuro modificados após experienciarem a pandemia.
A pesquisa trouxe resultados importantes para os campos da Educação e Gerontologia, demonstrando a importância dos programas de educação ao longo da vida na promoção de qualidade de vida, além de impactar diretamente no envelhecimento saudável, ativo e digno. “Construímos uma agenda de publicações futuras com os dados que coletamos e a partir das conclusões que tiramos com o estudo. Agora o desafio é dar andamento a essas publicações que envolvem novos estudos de efetividade pré e pós pandemia, proposições de políticas públicas educacionais institucionais e nacionais na área do envelhecimento e compreender a normalização das práticas educacionais utilizadas para a população de pessoas idosas.” disse Dra. Margô Karnikowski, orientadora do trabalho e fundadora do Programa UniSER/UnB.
Aclamada pela banca avaliadora pela complexidade e superação do desafio de defender uma tese de doutorado que enfrentou a pandemia de covid-19, o trabalho contou com 12 produções dentre capítulos de livro e artigos científicos e recebeu o apoio do público presente, especialmente das pessoas idosas que se sentiram inspirados pela forma de abordagem dos temas relevantes para a vida deles. “Nós sabíamos os resultados de participar da UniSER em nós. Mas, foi muito emocionante perceber que isso se estendia a muitas outras pessoas. Envelhecer é um processo que, por meio da educação, se enche de significado. Para nós foi um prazer participar disso e ver o impacto demonstrado cientificamente, provado ali no papel.” Os depoimentos das egressas do Programa UniSER Sra. Dulce Velozo, Georgina e Maria Anunciada complementam a consolidação do trabalho como uma referência na área de educação ao longo da vida, mais um dos reflexos da contribuição científica e pedagógica da Universidade do Envelhecer e da Universidade de Brasília enquanto protagonistas da promoção do envelhecimento ativo, digno, saudável e feliz.
É possível acesso as produções já disponibilizadas no link <https://www.researchgate.net/profile/Kerolyn-Garcia>.
Parabéns por mais essa conquista, princesinha do Tio, você merece! Deus, nós familiares e muitas pessoas assistiram o seu esforço para essa conclusão. Foi merecida. Te amo😘🥰
Fiquei feliz em saber aqui no Estado do Espírito Santo que temos na família mentes brilhantes como a sua que nos enche de alegria e satisfação. Que sua tese contribua para a remodelagem no modo de pensar o envelhecimento, com mais vida e dignidade. Parabéns! Sou Nilza, prima distante, filha de Maria Antônia, que é prima da sua vó Gilda. Um abraço.
Parabéns Dra.. kerolyn vc é ótima
Tema relevante e de interesse da sociedade Deus continue abençoando sua vida
Parabéns, Dra. Kerolyn. Excelente trabalho. Tema fantástico.
Doutora Kerolyn você sempre foi nota 100. Parabéns Deus abençoe grandemente sua vida e sua família.