Drª. Margô Karnikowiski falou sobre as consequências da falta de geriatras na vida dos mais velhos
Geriatra é o médico especialista no cuidado de pessoas idosas, seja para tratamentos, como para diagnóstico e prevenção de doenças. Diante da importância deste profissional para uma velhice saudável, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, da Câmara dos Deputados, realizou audiência pública, nesta terça-feira (23), para discutir a falta de médicos geriatras nas instituições de saúde. A audiência foi proposta pela deputada Rogéria Santos (Republicanos-BA), que destacou que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que haja um médico geriatra para cada mil habitantes.
A Coordenadora e Fundadora da Universidade do Envelhecimento (UNISER-UNB), Drª. Margô Karnikowiski esteve presente e falou sobre as consequências da falta de geriatras na vida dos mais velhos, tais como o uso exagerado de remédios, a dificuldade de avaliação da perda de vitalidade do idoso e da entrada na senilidade, o diagnóstico tardio de doenças e os custos elevados ao sistema de saúde pelo agravamento dessas doenças. Margô falou também sobre o Centro de Pesquisa Integrado UniSER, que conta com parcerias internacionais e busca estratégias utilizadas em outros países para serem aplicadas no Brasil.
Também participaram do debate a Especialista em Saúde do Idoso indicada pelo Ministério da Saúde, Ligia Gualberto, o Representante da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Carlos Uehara, e a Vice-Presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil – ILC, Karla Giacomin.
Kommentarer