Livro “Como avaliar programas e intervenções: um guia para avaliações de necessidades, implementação e efeitos” conta com participação de colaboradora e pesquisadora da UniSER
Por Matheus Assis
Revisão: Bibiana Fantinel e Thays Nunes
12 de abril de 2022
O capítulo, intitulado “Teoria do Processo de Normalização e as Tecnologias de Inovação em Saúde”, faz parte do livro publicado pela Editora da Universidade Federal do Maranhão
O livro “Como avaliar programas e intervenções: um guia para avaliações de necessidades, implementação e efeitos”, foi publicado no mês de março pela Editora da Universidade Federal do Maranhão. Em seus capítulos, a obra conta com a participação de vários autores da língua portuguesa e conteúdo potencial sobre a área de pesquisa em avaliação e intervenção.
A colaboradora e pesquisadora da Universidade do Envelhecer (UniSER), Kerolyn Ramos Garcia, contribuiu como autora principal de um dos capítulos do livro. O capítulo, intitulado “Teoria do Processo de Normalização e as Tecnologias de Inovação em Saúde”, contou com a orientação da pesquisadora e professora, Dra. Margô Gomes de Oliveira Karnikowski, e a coautoria do professor da Universidade do Porto, Dr. Elísio Costa.
A publicação sobre o tema da Teoria do Processo de Normalização (Normalization Process Theory, do Autor Carl May) é inédita, pois trata-se sa primeira produção detalhada sobre o tema no idioma nacional, sendo a discussão, até então, limitada aos idiomas inglês, espanhol e italiano. A publicação também faz parte da tese da doutoranda Kerolyn, que será defendida ainda neste ano, no Programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde da Universidade de Brasília – PGCTS.
O livro está disponibilizado de forma gratuita e pode ser acessado pelo link: www.researchgate.net/publication/359560623_Teoria_do_Processo_de_Normalizacao_e_as_tecnologias_de_inovacao_em_saude.