Dia do Turismo - Por que celebrar este dia?

Por Karen Garcia

Hoje, 27 de setembro, é comemorado o dia do Turismo. Mas você sabe o porquê?

Há 41 anos, no dia 27 de setembro de 1980 era comemorado o aniversário de uma década do Estatuto da Organização Mundial do Turismo (OMT) que basicamente ressalta a importância econômica, social e cultural do Turismo enquanto atividade. Assim, a própria organização, em forma de homenagem, decretou a data como sendo o Dia mundial do Turismo.

Mas por que é tão importante dedicar um dia para comemorar o Turismo?

O turismo é uma prática que nos transporta para uma grandiosa imersão social que nos aproxima e nos conecta com outras culturas e outros espaços que não estão inseridos no nosso dia a dia. Turismo é tradição e memória, mas também é a busca pelo novo e pela transformação. É um emaranhado de ideias que estão em constante mudança e adaptação. É também o saber observar, mas sem aquelas ideias rígidas dentro de uma caixinha. É a reafirmação da multiplicidade humana. É um sistema onde todas as partes conversam entre si e que dependem do nosso viver para existir. O turismo transforma o mundo e transforma você.

No mundo globalizado de hoje o convívio e práticas sociais estão se tornando cada vez mais individualizadas e sem profundidade. O distanciamento humano para consigo mesmo e para com aqueles que o rodeiam estão nos fazendo perder o êxtase de vivenciar o novo, o diferente. O turismo é capaz de aprofundar essas relações, trazendo consigo mais compreensão e respeito pelos laços afetivos entre diferentes sociedades, extinguindo cada vez mais a ideia de uma homogeneização cultural.

 

Portanto, “turiste-se”, vá naquele parque ou restaurante da sua cidade e faça turismo. Dê vida a sua cidade. Turismo é muito mais do que o ato de viajar, é compreender e vivenciar as experiências humanas com seus próprios olhos, de corpo e alma. Seja parte dessa pluralidade tão bonita que é existir nesse mundo diverso. Somos plurais, seres diversificados, essências únicas e diferentes entre si. Conhecer o outro é conhecer uma parte do mundo. Talvez esse seja o grande fascínio da existência humana.

grupo-de-viagem.jpeg

Fonte: Coobrastur

Por Ricardo de Oliveira

E no atual momento, como poder usufruir do turismo diante o momento pandêmico?

Todos os dias milhares de pessoas cruzam o planeta em busca de algo novo, de novas experiências que só o turismo pode trazer, mas não pense que os hábitos continuam os mesmos, é preciso se proteger. Nós da UniSER viemos trazer algumas dicas para poder viajar com prazer e segurança, principalmente na hora de pegar o voo.

Primeiro sempre use máscara! Depois da vacina, máscara é a maior defesa que a humanidade tem contra o coronavírus, não é só porque você está vacinado que pode sair na rua sem máscara, ela protege você e todos que estão ao seu redor, então não deixe de usar, é um gesto tão pequeno, mas que ajuda tanta gente.

Segundo, sempre mantenha a distância necessária da pessoa mais próxima, o vírus é altamente contagioso e se propaga pelo contato que nós temos uns com os outros, então evite abraços. Você pode demonstrar o seu afeto de outras formas para a pessoa que você gosta.

Terceiro, nunca deixe de lavar mãos. Lembre-se da música da TV Rá Tim Bum "Uma, Lava a outra, Lava uma (mão), Lava a outra (mão), Lava uma (mão)".  Mantenha as suas mãos sempre limpas e não esqueça de usar álcool em gel.

Quarto, se você ainda não tomou a vacina ainda dá tempo! Procure o posto de saúde mais próximo da sua casa e mantenha a vacina em dia. Lembre-se que tomar a vacina não ajuda só você, mas toda a sociedade. A vacina é essencial para vencer essa luta contra o coronavírus.

E por último, caso opte por fazer um turismo internacional, verifique todas as condições estabelecidas para sua entrada naquele país no site oficial da embaixada. 
 


Então siga todas essas dicas e comece a se preparar sua viagem com segurança.

_117375807_f2b85707-ea8f-4f27-9573-ff0a862152e2.jpg

Fonte: BBC