UniSER visita Centro de Convivência para idosos e crianças em Portugal

13/12/2021
Por Thays Nunes

Na ultima sexta-feira (10) do corrente ano, a UniSER realizou uma visita ao Centro de Convivência para idosos e crianças em Santa Maria da Feira, distrito de Aveiro, Portugal, do Centro Social Padre José Coelho. 
Estavam presentes,  a Coordenadora Geral da UniSER, Dra. Margô Karnikowski, a doutoranda e Coordenadora Executiva, Kerolyn Garcia, o prof. Dr. Mauro Karnikowski e o prof. Dr. Leonardo Pereira, e o prof. Dr. Antônio Fonseca da Universidade Católica do Porto. 

Na oportunidade, foram recebidos pela Diretora do Centro, Sra. Sandra Manuel, que guiou a visita guiada pelo local, no qual explicou o seu funcionamento e demonstrou a estrutura construída para atender aos idosos e crianças da comunidade.

 

A visita

Segundo o prof. da UniSER, o Dr. Mauro Karnikowski, o local traz uma importante visão sobre a importância da intergeracionalidade e como a convivência de idosos e crianças é essencial para garantir um bem-estar. 

"Ficamos muito bem impressionados com as tecnologias utilizadas, em especial os tablets usados pelos idosos, e também com as atividades manuais tais como: tricô, crochê, pinturas, desenhos, jogos e outras atividades lúdicas. Essas atividades visam manter os idosos em contato com pessoas e com o mundo externo e, por consequência, tirá-los da solidão e melhorar suas condições de vida."

WhatsApp Image 2021-12-10 at 10.22.25.jpeg
WhatsApp Image 2021-12-10 at 10.22.26 (1).jpeg
WhatsApp Image 2021-12-10 at 10.22.21.jpeg

Centro Social Padre José Coelho​

Segundo o site oficial do Centro Social Padre José Coelho é uma instituição Particular de Solidariedade Social que surgiu por escritura pública de 12 de Agosto de 1981.

 

"Tudo começou pela mão altruísta do Padre José Francisco Coelho, que se destacou pelo seu espírito solidário e pelo seu ávido desejo em ajudar as pessoas da Terra que o viu nascer. Deixou uma mensagem de esperança gravada na casa que pediu para erguer, visionando um espaço baseado na preservação da tradição cultural e criado para as pessoas. Devagarinho, mas com passos determinantes foi crescendo e ganhando um lugar cada vez mais importante na comunidade, de Fiães".

Buscando dar continuidade a essa bela mensagem, o objetivo do espaço é promover o bem-estar e qualidade de vida aos idosos, "assegurando o desenvolvimento das pessoas, no combate à pobreza e à exclusão social".

Site: https://cspadrejosecoelho.pt/

WhatsApp Image 2021-12-10 at 10.22.23.jpeg

Acompanhe as fotos da visita ao Centro Social Padre José Coelho