UNISER PARTICIPA DO MAIOR CONGRESSO DE GERONTOLOGIA SOCIAL EUROPEU

Por Kerolyn Ramos Garcia

Na ultima segunda-feira (25) do corrente ano, iniciaram-se as atividades do Ageing Congress em Portugal com a apresentação oral de trabalhos que serão posteriormente publicados na revista Frontiers. Participaram do evento a Coordenadora Geral da UniSER, Dra. Margô Karnikowski, a doutoranda e Coordenadora Executiva, Kerolyn Garcia, e o extensionista e estudante de iniciação científica, Rickson Campoe.

 

Pesquisa e Inovação na graduação

Dentre as comunicações orais, encontra-se os resultados parciais do projeto Tecnogeronto, apresentado pelo estudante de enfermagem da FCE da Universidade de Brasília, Rickson Passos Campoe, com a produção “Development of contents of educational technology for rational use of medications in systemic arterial hypertension” (Título em Português: Desenvolvimento de conteúdo de tecnologia educativa para uso racional de medicamentos na hipertensão arterial sistêmica).

 

“O papel da Universidade vai muito além da contribuição para o conhecimento. A sala de aula é um pedaço do que a UnB pode nos oferecer. Pesquisa, a inovação, a prática e a expansão e extensão além dos “muros” da universidade é fundamental para o desenvolvimento das competências do estudante. Tem sido muito gratificante e enriquecedora essa experiência para a minha formação.” Destaca o estudante, que além da participação no Aging Congress, estará desenvolvendo outras atividades de pesquisa e extensão em Portugal.

 

O Projeto Tecnogeronto está inserido no âmbito do Programa UniSER e atualmente desenvolve ações vinculadas à extensão, iniciação científica, doutorado e pós-doutorado.
Para acessar mais informações deste projeto acesse: www.uniserunb.com/projetos

Envelhecer numa Europa Envelhecida

A conferência inaugural do evento, realizada no dia 27 de setembro, contou com uma série de palestras com a participação de importantes investigadores e profissionais da área do envelhecimento humano, com falas na perspectiva clínica, médica,  de funcionalidade e também da perspectiva internacional, com apresentações da análise situacional de Cabo Verde, Portugal, Brasil, dentre outros. A programação completa do evento pode ser acessada no site do Congresso: https://2021.ageingcongress.com.

A doutoranda Kerolyn Garcia ressaltou a importância do evento para fortalecer a mudança de indicadores a serem utilizados nas medidas de avaliação utilizadas pelo programa UniSER. “Temos constantemente reforçado na UniSER a necessidade de utilizarmos indicadores de avaliação que espelhem com mais clareza os resultados que alcançamos e, ainda, o que precisamos mudar para melhorar cada vez mais o Programa. Palestras como a da Dra. Marlene Rosa, sobre o jogo como promotor da funcionalidade, auxiliam na revisão dos nossos instrumentos de avaliação e nos permitem avançar no uso da gamificação não apenas como ferramenta educacional, mas também como ferramenta de avaliação com resultados mais aproximados do real sentimento dos participantes do programa.”

 

Internacionalização: O alvo da UniSER para ampliação de competências

 

Desde 2019, a UniSER vem ampliando suas atividades de internacionalização, levando o nome da Universidade de Brasília como referência no envelhecimento humano. A Dra. Margô Gomes de Oliveira Karnikowski ressaltou que “a troca de experiências entre os países fomenta a criatividade e impulsiona soluções para uma velhice com aporte de autonomia na medida em que se pode verificar novas metodologias de ensino e aprendizagem  tais como a gamificação. Os jogos tem sido utilizados para várias finalidades tanto de educação quanto de saúde” afirma a Professora.

 

O próximo passo é proporcionar a mobilidade dos idosos ao cenário nacional e internacional.

Portanto, “turiste-se”, vá naquele parque ou restaurante da sua cidade e faça turismo. Dê vida a sua cidade. Turismo é muito mais do que o ato de viajar, é compreender e vivenciar as experiências humanas com seus próprios olhos, de corpo e alma. Seja parte dessa pluralidade tão bonita que é existir nesse mundo diverso. Somos plurais, seres diversificados, essências únicas e diferentes entre si. Conhecer o outro é conhecer uma parte do mundo. Talvez esse seja o grande fascínio da existência humana.

1632940069990 (1).jpg

Da esquerda para a direita: Rickson Passos Campoe (Estudante de Enfermagem FCE/UnB); Kerolyn Ramos Garcia (Doutoranda PGCTS/UnB); Dra. Margô Karnikowski (Docente FCE/UnB); Dr. Ricardo Pocinho (Presidente da ANGES – Associação Nacional de Gerontologia Social).

1632940070000.jpg

Da esquerda para a direita: Rickson Passos Campoe (Estudante de Enfermagem FCE/UnB); Dra. Cristina Gómez Calero e Dra. Margarita Cigarán Méndez (Facultad Ciencias de la Salud, Universidad Rey Juan Carlos) Dra. Margô Karnikowski (Docente FCE/UnB); Kerolyn Ramos Garcia (Doutoranda PGCTS/UnB);

IMG_20210927_160640_1.jpg

Ageing Congress 2021 - Portugal